terça-feira, 2 de novembro de 2010

Sustentabilidade - a base de tudo


Nunca antes se ouviu falar tanto nessa palavra quanto nos dias atuais: Sustentabilidade. Mas, afinal de contas, o que é sustentabilidade?

Google Images
Podemos dizer que esse conceito representa promover a exploração de áreas ou o uso de recursos planetários (naturais ou não) de forma a prejudicar o menos possível o equilíbrio entre o meio ambiente e as comunidades humanas e toda a biosfera que dele dependem para existir. Pode parecer um conceito difícil de ser implementado e, em muitos casos, economicamente inviável.

De uma forma simples, podemos afirmar que garantir a sustentabilidade de um projeto ou de uma região determinada; é dar garantias de que mesmo explorada essa área continuará a prover recursos e bem estar econômico e social para as comunidades que nela vivem por muitas e muitas gerações. Mantendo a força vital e a capacidade de regenerar-se mesmo diante da ação contínua e da presença atuante da mão humana.

Com um problema monstruoso que estamos enfrentando a tempo, devemos voltar para a sustentabilidade, que além de ajudar o meio ambiente, traz uma economia, depois de certo tempo, maior.

Mas não é tão simples assim. Hoje estamos tão alienados com um mundo industrializado, rápido, que não é tão fácil aderi-la. Não depende apenas de nós, mas sim de todo o mundo que só liga para o seu lado, não se preocupa com as pessoas. Talvez algum dia ela seja implantada, totalmente, mas até lá nos conformemos com esse mundinho que quem dita não somos nós, são os “poderosos’’ que não se limitam e nem se envergonham ao mostrar o seu poder.



Por Gabriela.

Nenhum comentário:

Postar um comentário