terça-feira, 2 de novembro de 2010

História de aprendizado épica


Mês passado foi um mês de aprendizado, os olhos do mundo se voltaram para o deserto do Atacama no Chile, onde um grupo de mineradores, engenheiros, centenas de técnicos, dezenas de cientistas, e milhões de cidadãos protagonizaram a história dos 33 mineradores soterrados na mina San José.
Google Images
As atividades para o resgate iniciaram nos dia 06 de agosto, reunindo esforços de diversas entidades governamentais chilenas e algumas norte-americanas (até mesmo profissionais da NASA integraram a equipe). Após conseguirem contato com os mineiros presos, as primeiras preocupações foram relacionadas à saúde e alimentação dos trabalhadores.
Para o envio dos medicamentos e soluções de glicose para os mineiros, foram instalados tubos de plástico azul chamados de “Palomas” (Pombos). Os materiais enviados demoravam em média uma hora para chegarem até os trabalhadores presos na mina. Como a experiência foi positiva, o mesmo método foi utilizado para enviar alimentos.
Logo, dois outros “buracos” do mesmo tipo foram abertos, um para melhorias no suprimento de oxigênio e outro para filmagens. Filmagens para observação e contato
Já no mês de setembro, foi instalado pelo grupo de resgate um sistema de fibra ótica nos túneis, por meio do sistema explicado acima. Dessa forma, eles conseguiram obter sinais de vídeo e áudio, gravando imagens dos trabalhadores presos em tempo real. Assim, foi possível observar e controlar possíveis problemas que trouxessem complicações ao resgate (como novos desabamentos ou um aumento no fluxo de água).
A fantástica operação de resgate feita por homens e a cápsula “Fênix”, foi um sucesso trazendo os mineiros à superfície, a comoção dos parentes e a atenção dos paramédicos precisam ser bem lembradas.
Agora ainda muito mais fortalecidos pelo épico resgate dos mineiros soterrados, os chilenos com certeza aproveitarão o episódio para aprimorar, e muito, suas regras de segurança na mineração. Como sempre, sairão do episódio melhores do que entraram. E fica ai um grande aprendizado para todos nós de perseverança, esperança e fé.



Por Yan Siqueira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário